Diagramação de livros

Diagramação de livros transforma o texto visualmente nas páginas que serão impressas, definindo mancha, fontes, corpo do texto, disposição das aberturas de capítulos, destaques, recuos, notas de rodapé e fim, tabelas, legendas etc.

É comum que apareçam erros de diagramação, como viúvas, forcas, páginas com poucas linhas, erros nas posições de títulos e subtítulos, hifens errados e problemas similares, que devem ser passados para o diagramador consertar (junto com a indicação de página e parágrafo onde o problema foi encontrado). É função do diagramador corrigir esses efeitos desagradáveis e deixar a obra o mais regular possível. Depois da diagramação, não se deve mexer mais no texto, pois qualquer alteração poderá resultar em retrabalho para o diagramador.

Como diagramar um livro: livros são diagramados por profissionais de produção gráfica ou design gráfico editorial e levam em consideração diversos fatores a fim de expressar, junto com outros elementos, a identidade visual do livro de forma una e coesa. Cada livro é único, e isso deve ser levado em consideração pela diagramação. Um diagramador é o profissional que sabe dar o devido destaque a um título; sabe trazer a seriedade esperada a uma dissertação, ou os detalhes lúdicos que farão a diferença em um livro didático; sabe qual o melhor local para se colocar uma imagem para que esta chame mais ou menos atenção; sabe a proporção de margens ideal para cada tipo de livro etc. Em suma, a diagramação deve levar em consideração o público-alvo da obra, seu gênero, sua proposta e desejos do autor.

Exemplo de projeto gráfico de livro YA

Quanto ao formato do livro: os formatos de livros mais comuns são  (lembrando que isso pode variar de acordo com a gráfica contratada):

  • 10 x 15 cm (bolso)
  • 14 x 21 cm (médio)
  • 16 x 23 cm (normal)
  • 21 x 28 cm (grande)

Diagramação de livros

Lembre-se de repassar todos os planos para seu diagramador, pois este provavelmente não irá ler o texto, então todas as instruções precisam ser repassadas a ele por escrito. Outro ponto a combinar com o diagramador são as marcas de corte e de sangria, informação que você pode obter com a sua gráfica.

Quais são os projetos de diagramação de livros que a 1ª Edição já realizou?

Já realizamos diagramação de livros de diversos autores independentes. Clique e confira nossos projetos de diagramação.

Quanto custa uma boa diagramação de livros?

Acessando este link você terá acesso aos preços de todos os nossos serviços disponíveis para contratação: Tabela de valores.

Entre agora mesmo em contato conosco e peça seu orçamento sem compromisso.