Correção de texto

Correção de texto: oferecemos a melhor correção de texto para o seu livro ou trabalho acadêmico. Confira!

Correção de texto é o primeiro de diversos trabalhos que serão realizados em um original em processo de publicação. O texto precisa seguir as normas gramaticais, precisa ser fluido, além de coeso e coerente, o que simplesmente significa que suas ideias devem estar interligadas de maneira clara e devem apresentar uma relação lógica e harmônica entre si, além de gramaticalmente corretas. Vale dizer também que o texto deve seguir as novas regras do acordo ortográfico, assinado em 1990 pelos países cuja língua oficial é a portuguesa, e os trabalhos acadêmicos devem seguir preferencialmente as direções de formatação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Dessa forma, uma boa correção ortográfica e gramatical é elemento fundamental para qualquer livro ou trabalho acadêmico, e, por isso mesmo, deve ser priorizada pelos seus autores. Erros gramaticais e ortográficos quebram o fluxo da leitura e trazem questionamentos à mente do leitor quanto à qualidade do livro e habilidades do escritor.

Correção de texto

Fonte: Suitando Jornalistas

O trabalho do corretor de texto surge como a solução para o escritor que quer escrever um livro de excelência. O revisor de texto é o profissional devidamente qualificado que domina o português e as técnicas de escrita e de revisão de textos. Sua função principal é trabalhar em prol de uma experiência de leitura completa e bem-sucedida, trazendo ao mundo a melhor versão de textos e livros, aquela que exibe o máximo da qualidade. Jamais pode ser considerado inimigo do autor, pelo contrário, é ele quem tomará o autor pela mão e ajudará sua obra a ser apreciada pelo maior número de pessoas. Deve, portanto, ser valorizado, afinal é um profissional indispensável a toda a cadeia da produção editorial.

As diferentes formas de correção de texto

Há três níveis de intervenção: a correção de texto pode ser leve (revisão), moderada (preparação) ou pesada (copidesque). A seguir analisaremos cada uma:

Leve interferência:

O revisor de textos corrige todos os erros indiscutíveis, gramaticais, de concordância e ortografia, além de trabalhar para a sua normalização (adequação sistemática à gramática e aos manuais de estilo). Mas não interfere no texto em si, na estrutura das frases, parágrafos, ideias e afirmações, apenas aponta alterações que acredita serem necessárias, levando-as para que o autor as altere ou não, como é o caso de passagens confusas, redundantes e questionáveis, inconsistências factuais e afirmações incorretas ou incoerentes.

Exemplo:

OriginalLeve
As tão esperadas férias de Gabriella com o marido, se tornaram um pesadelo. Cinco disparos feitos por um assaltante mudaram a vida de Gabriella Guing que agora terá que encontrar forças para continuar a viver sem seu primeiro amor.
Owen Hall foi traído por sua exnoiva e não quer mais saber de relacionamentos. O destino os coloca juntos, mas será que é para sempre?
Descubra em: Uma segunda chance.
As tão esperadas férias de Gabriella com o marido tornaram-se um pesadelo. Cinco disparos feitos por um assaltante mudaram a vida de Gabriella Guingi, que precisará encontrar forças para continuar a viver sem seu primeiro amor.
Owen Hall foi traído por sua exnoiva e não queria mais saber de relacionamentos. O destino os coloca juntos, mas será que é para sempre?
Descubra em: Uma segunda chance.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

xx

Moderada interferência:

Na preparação, o revisor deve focar-se, além das leves alterações descritas acima, em: reescrever passagens incoerentes, contraditórias, confusas e redundantes, deslizes lógicos e de clareza, repetições e problemas de estilo, problemas com a organização das partes e parágrafos, melhorar a legibilidade e fluência da obra (nunca se deve corrigir o texto de modo automático, sem levar em consideração os objetivos do autor, o estilo autoral e a sonoridade do texto). Contudo, no caso de inconsistências factuais e afirmações incorretas ou incoerentes, deve apenas apontá-los para que o escritor do texto decida alterá-los ou não.

Exemplo:

OriginalModerada
“A Mudinha Manca e Seus Incríveis Amantes”, apesar do adjetivo incrível inferir-se a algo que não se crer, a ficção costuma, em sua lúdica tradução mostrar algumas verdades ocultas, por isto mesmo, desconhecidas e, consequentemente também inacreditáveis.
Trata-se, portanto de um livro onde sua historia permeia o falso e o verdadeiro, a mentira e a verdade ilusórias.
Até provar, cá fora toda essa nebulosa mistura seria verdade; no livro, cuja arte a vida imita, há fiel na balança dos desiguais. Pois, quem imaginaria uma surda-muda e ainda por cima manca sobrepor-se às múltiplas deficiências e ainda às maldades da sociedade? É também, além disso que o leitor não perca a oportunidade de gargalhar na passagem por “Adolfo Dias Calado” e “Aminézia Lúcida”.
“A Mudinha Manca e Seus Incríveis Amantes”, apesar de o adjetivo incrível referir-se a algo que não é crível, a ficção costuma, em sua lúdica tradução, mostrar algumas verdades ocultas, desconhecidas e, consequentemente, também inacreditáveis.
Trata-se, portanto, de um livro cuja história permeia o falso e o verdadeiro, a mentira e a verdade ilusórias. Até provar cá fora que toda essa nebulosa mistura seria verdade, no livro, cuja arte a vida imita, há fidelidade na balança dos desiguais, pois quem imaginaria uma surda-muda e ainda por cima manca sobrepor-se às múltiplas deficiências e ainda às maldades da sociedade? Além disso, o leitor também terá a oportunidade de gargalhar com a história de “Adolfo Dias Calado” e “Aminézia Lúcida”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

xx

Pesada interferência:

Uma interferência pesada no texto vale-se de todas as alterações mencionadas acima, porém com a vantagem de que é o próprio revisor quem resolve os problemas de inconsistências factuais, afirmações incorretas ou incoerentes, problemas de fluência, eficácia, dentre outros. Aqui, o revisor têm a liberdade de alterar o texto, a redação, trocando palavras (léxico), alterando a ordem das frases, adicionando e removendo, sempre buscando melhorar o texto de acordo com critérios previamente acordados com o autor.

Exemplo:

OriginalPesada
As tão esperadas férias de Gabriella com o marido, se tornaram um pesadelo. Cinco disparos feitos por um assaltante mudaram a vida de Gabriella Guing que agora terá que encontrar forças para continuar a viver sem seu primeiro amor.
Owen Hall foi traído por sua ex-noiva e não quer mais saber de relacionamentos. O destino os coloca juntos, mas será que é para sempre?
Descubra em: Uma segunda chance.
Muito jovem, Gabriella foi estudar no Canadá, onde conheceu o homem dos seus sonhos, Brian. Depois de doze anos longe do Brasil, ela e o marido decidem aproveitar suas férias no Rio de Janeiro, uma viagem que prometia trazer boas, mas dolorosas lembranças e o reencontro com uma velha e querida amiga. Contudo, as tão esperadas férias transformaram-se em um pesadelo. Cinco disparos feitos por um assaltante mudaram a vida de Gabriella Guingi para sempre. Agora ela terá que encontrar forças para continuar a viver sem seu primeiro grande amor.
Após ser traído por sua noiva, Owen Hall decidiu não mais acreditar em relacionamentos ou no amor. O destino, porém, decidiu brincar com seus sentimentos colocando Gabriella Guingi em sua vida, mas será que eles terão Uma segunda chance?

Em resumo:

  • Para que serve: para a publicação de um texto de excelência visando uma experiência de leitura completa e bem-sucedida.
  • Quando devo contratar uma revisão (leve interferência): ao contratar uma revisão (ou correção), o autor entende que seu texto é bom, ou seja, a escrita, o palavreado, o ritmo, o estilo, a organização e demais aspectos textuais estão bons, fluidos, coesos e coerentes. Contudo, sabe-se que qualquer original invariavelmente apresenta erros. Portanto, a revisão tem como objetivo um texto praticamente igual, porém sem eventuais erros ou inconsistências.
  • Quando devo contratar uma preparação (moderada interferência): ao contratar uma preparação, o autor entende que seu texto original é bom, porém apresenta alguns problemas, precisando que algumas passagens sejam reescritas. Portanto, o objetivo de uma preparação é consertar passagens confusas, redundantes e questionáveis, porém sem alterar palavras, estilo, organização de frases e parágrafos, apenas sugerindo tais alterações quando necessário.
  • Quando devo contratar uma copidescagem (leve interferência): O autor deve contratar o serviço de copidesque quando ele não for propriamente um escritor, ou seja, quando não se sentir apto ou qualificado para escrever um livro. Assim, pode contratar um copidesque para, depois de o texto estar pronto, reescrevê-lo atentando-se para os aspectos lexicais, sintáticos e estilísticos, a fim de se obter um texto mais fluido, coeso e coerente.

Quais são os projetos de correção de texto que a 1ª Edição já realizou?

Já realizamos a revisão de livros de diversos autores independentes e atualmente também fazemos correções periódicas para grandes editoras como a Livromed Paulista e a editora Millennium. Clique e confira nossos projetos de correção de livros.

Quanto custa uma boa correção de texto?

Acessando nossa tabela de valores você terá acesso aos preços de todos os nossos serviços disponíveis para contratação. O melhor é que você mesmo poderá calcular o orçamento para o seu livro, pois todos os valores possuem como base a quantidade de páginas do livro ou do trabalho.

Ou, se preferir, entre agora mesmo em contato conosco e peça seu orçamento sem compromisso.