Capa de livro

Capa de livro é a sua embalagem e, muitas vezes, é seu único marketing, daí sua grande importância na publicação de um livro. Uma boa capa deve compor a identidade visual do livro e auxiliar o leitor a entender do que o livro se trata no tempo recorde de um olhar (em média, 3 segundos). Outra função primordial da capa é convencer o leitor a retirar o livro da prateleira e folheá-lo, conhecê-lo melhor e assim decidir-se pela leitura (e compra).

A capa de livro deve, portanto, ser desenvolvida tendo em mente o público-alvo da obra, mais do que o gosto pessoal do autor ou editor do livro.

Uma dica para uma boa capa é levar em consideração outras capas desenvolvidas para livros do mesmo gênero literário ou tema a fim de detectar quais são eficientes. Além disso, seguindo a mesma linha, seu leitor saberá imediatamente a qual gênero literário seu livro pertence.

Capas de livros também exigem conhecimento técnico de impressão de cores, tamanho, medida de lombada, marcas de cores, possibilidades de cores e acabamentos, diferentes lombadas, medidas as orelhas, entre outros, que precisam ser levados em consideração por você ao contratar um capista.

O capista é o profissional que fará o design da capa. Cada capista possui sua área de atuação ideal, ou seja, o tipo de livro que capta com perfeição. Além de buscar o profissional certo para seu livro, é interessante também mandar para o capista informações pertinentes e até um guia visual do que o seu público-alvo gosta e precisa para que possam nortear seu trabalho.

Nas capas para e-book, o processo de desenvolvimento é basicamente o mesmo; contudo, não haverá preocupações com impressão de cores, tamanho de lombada, tipos de acabamento etc., que possuem relação com a impressão de livros. Também não haverá necessidade projetar orelhas e contra-capa (ou quarta-capa). A única questão técnica a se levar em conta é o tamanho da imagem a ser enviada para as plataformas e livrarias virtuais, pois podem divergir de uma para outra. Essa informação também deve ser mandada para o capista, se a versão em e-book for ser comercializada através dessas plataformas. Aqui na 1ª Edição a capa para e-book é mandada como cortesia para quem adquirir o serviço de design de capa para livro impresso. Para quem não tem interesse em publicar livros impressos, também realizamos o design apenas da capa para e-book.

Quais são os projetos de capa de livro que a 1ª Edição já realizou?

Já realizamos diagramação de livros de diversos autores independentes. Clique e confira nossos projetos de capa.

Quanto custa uma boa capa de livro?

Acessando este link você terá acesso aos preços de todos os nossos serviços disponíveis para contratação: Tabela de valores.

Entre em contato conosco e peça seu orçamento sem compromisso.